quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bateria do iPhone: como conservá-la por mais tempo sem recarregar

Conheça estratégias simples para conservar e prolongar a vida útil da bateria do iPhone e do iPad




Sendo um dispositivo portátil, não é sempre que você tem uma conexão de eletricidade à mão para recarregar a bateria do iPhone. Algumas vezes, alguns minutos a mais com o smartphone ligado podem representar a diferença entre encontrar ou perder aquele contato importante, achar o caminho mais fácil para chegar a uma reunião de negócios ou mesmo saber notícias de alguém envolvido em uma situação de emergência. Enfim, as hipóteses são muitas. 

O importante, nesse caso, é conhecer algumas técnicas  que permitem uma economia de uso da bateria, permitindo prolongar o seu uso. É preciso ter em mente, antes de tudo, que não se trata de mágica, e os ganhos obtidos com essas medidas funcionam, mas são modestos.  

Desativando os "devoradores" de bateria

A melhor maneira de preservar um pouco mais a vida da bateria de seu iPhone / iPad é desligar os apps e notificações que são desnecessárias no momento, como o utilitário de GPS, o Siri (devorador de energia por excelência), o detector de rede wi-fi e a conexão de bluetooth.
Programas em segundo plano, messengers, agendas e clientes de e-mail requisitando atualização a cada instante também consomem bastante energia, porque permanecem sempre verificando novidades, o que significa que nunca vão para um estado de espera (stand-by).
Este também é o caso do localizador de endereços (que exibe em tempo real onde você está) e do Skype. Por isso, é importante configurar esses aplicativos para que as atualizações sejam feitas apenas segundo o comando do usuário, manualmente, se é que você pretende economizar energia. Isso quer dizer que você vai deixá-los no modo "Fetch" e não no modo "Push".

Economizando bateria com o controle do brilho

Uma opção que é sempre recomendada é abaixar o brilho da tela, mantendo-a numa base de 30% do nível mais luminoso. Para fazer isso, basta selecionar Configurações (Settings) e Brilho (Brightness) e depois deslizar o controle para o lado esquerdo.


Auto-Lock configurado para 1 minuto

Em Configurações (Settings), você também tem a opção de setar o Auto-Lock para 1 minuto. Dessa forma, se o iPhone ficar sem uso por este período, a tela escurece automaticamente, economizando energia.

Desativando o equalizador de áudio (EQ)

A menos que você esteja plugando seu iPhone em alto-falantes para fazer uma festa ou uma flashmob, por exemplo, esta é uma opção que consome muita energia e que pode ser desativada em nome da durabilidade da carga da bateria. Vá em "Configurações > Ipod > EQ" e selecione a opção para desligar (flat ou off) o equalizador.

Poupando energia ao tocar os sons

Além de desativar o equalizador, uma boa dica é eliminar efeitos sonoros inúteis, como aqueles que podem ser aplicados quando você digita cada letra ou quando entra e fecha um app.
Outra dica é tocar o áudio diretamente por um fone de ouvidos, evitando utilizar os alto-faltantes do smartphone, que, por possuirem maior potência, também gastam mais energia.

Realizando um ciclo completo de recarga

A vida útil da bateria é medida em ciclos de recarga. A própria Apple recomenda que se complete, pelo menos uma vez por mês, um ciclo completo da bateria, o que significa usar até esgotá-la e, posteriormente, carregá-la até o seu nível máximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário