Grupo de advogados do IBDI acusa empresa de
"prática desleal" e pede indenização e troca por tablets de quarta
geração sem custo aos consumidores.
O lançamento da quarta geração do iPad apenas sete meses após a chegada da geração anterior ao mercado não foi esquecida por muitos usuários. Aqui no Brasil um grupo de advogados e ex-juízes resolveu agir e entrou com uma ação coletiva na Justiça contra a Apple por esse fim prematuro do iPad 3.
De acordo com os autores da ação, que são membros do IBDI (Instituto Brasileiro de Informática), cuja sede fica em Recife, o iPad 4 não trouxe uma evolução tecnológica efetiva em relação ao seu antecessor. Caso seja derrotada pela associação que defende direitos do consumidor e ligados a informática, a Apple poderá ter de indenizar todos os consumidores do iPad 3, que foi descontinuado e substituído em menos de um ano, ciclo normalmente adotado pela empresa em suas linhas de produtos, como iPhone e iPad.
Os autores da ação coletiva, que acusam a Apple de prática desleal, querem que a empresa substitua os iPads 3 adquiridos por brasileiros pelos modelos mais novos, sem custo nenhum. Além disso, eles pedem que a fabricante indenize os clientes locais em 50% do valor pago pelo iPad - a quarta geração do tablet chegou ao Brasil com preço 200 reais maior do que o modelo anterior.
Como aponta o Estadão, os membros do IBDI também apontam que o iPad 4, lançado em dezembro no Brasil, chegou ao mercado nacional apenas cinco meses após o lançamento do seu antecessor por aqui, o que teria causado confusão nos consumidores na hora da compra. O lançamento dos produtos da empresa no país costuma ter um atraso de alguns meses em relação a sua estreia nos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário